domingo, 7 de novembro de 2004

Capixaba-Acre

foto executivaturismo
Capixaba formou-se a partir da antiga Vila Gavião originária do Seringal Gavião. Gavião denominava não só um seringal, mas um dos "campos nativos" de que temos notícias desde a época do povoamento no primeiro Ciclo da Borracha. No final do século XIX e início do XX, este campo denominado de Gavião teve um papel fundamental junto com outros (como o Esperança, Palmares, Central, da Cobra, do Capatará, etc.), porque viabilizou o estabelecimento de uma rota comercial que trazia gado da Bolívia (da região do rio Beni) que era invernado nestes locais, e depois vendido para diversos seringais acreanos, possibilitando o abastecimento de "carne verde" como se dizia na época. Essa rota comercial do gado boliviano pode ter exercido papel fundamental na economia do Vale do Acre, principalmente para Rio Branco.
Foto de Eliz Tessinari

O nome de Capixaba surgiu por causa de uma família de imigrantes do Espírito Santo que chegou ao Acre na década de 1970 e instalou uma serraria na vila Gavião. A partir do surgimento desta referência, as pessoas que queriam ir até a localidade, chamavam-na de serraria Capixaba. A localidade cresceu com a falência dos seringais nativos, pois passou a receber a população que abandonava a atividade de extração do látex. Assim, surgiu a Vila e depois a sede municipal. No dia 28 de abril de 1992, o Governador Edmundo Pinto assinou o decreto de criação do município, quando este foi desmembrado dos municípios de Rio Branco e Xapuri. Em 1° de janeiro de 1993, os Poderes Executivo e Legislativo tomaram posse e o município foi implementado.

O município possui a décima sexta população do Estado e ocupa o vigésimo primeiro lugar em área. Sua economia gira em torno do extrativismo vegetal, da madeira, da castanha do Brasil, da pecuária, da agricultura de subsistência e do cultivo de cana para a usina de álcool que se instalou no município. Capixaba limita-se ao norte e nordeste, com o município de Rio Branco; ao sul, com a Bolívia; a leste, com o município de Plácido de Castro e a Bolívia e a oeste, com o município de Xapuri.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates